Certo dia, Nathan Foster se pegou perguntando ao pai, em meio ao abismo que existia entre eles: “Ei, pai, quer escalar a montanha mais alta do Colorado?”.
Para pai e filho, essa pergunta mudou tudo. Sem nenhuma experiência de escalada juntos, embarcaram numa jornada de desafios físicos, descobrindo a que extremos eram capazes de chegar. Para Nathan, aconteceu o mais importante: uma jornada paralela em seu interior.
Tendo crescido à sombra de um pai conhecido, Richard J. Foster, autor de Celebração da disciplina, Nathan tinha muitas perguntas sobre quem o pai era de verdade. Será que as escaladas abririam a porta para conhecer aquela figura distante?
A primeira experiência evoluiu para uma década de subidas desafiadoras nas grandes montanhas do Colorado, com mais de 4 mil metros de altitude. Enquanto isso, Nathan vive seus 20 anos: término da faculdade, escolha de uma carreira, uma possível mudança para o outro lado do país, os primeiros anos de casamento e uma grande crise pessoal. Ao longo do caminho, descobriria exatamente aquilo que o pai podia lhe oferecer. O pai? Aprende que os relacionamentos humanos são delicados e necessitam de cuidados constantes.
NATHAN FOSTER é professor auxiliar de Serviço Social na Universidade Spring Arbor, no Michigan. No passado, atuou como diretor do centro de aconselhamento e consultoria Door of Hope (Arvada, Colorado). Seu website é.