“EXISTE ALGO DE POLÍTICO EM JOGO EM NOSSO CULTO E ALGO DE RELIGIOSO EM JOGO EM NOSSA POLÍTICA”
— JAMES K. A. SMITH
Entender como acontece essa relação é a principal contribuição de Fé Cristã e Ação Política – A relevância pública da espiritualidade cristã. Com prefácio de James K. A. Smith a obra apresenta as mais recentes contribuições para a participação e presença pública dos cristãos, e aponta para a militância política centrada no discipulado.
O que os pensadores do passado e também do presente sugerem e quais as possibilidades de atuação da igreja local para o bem público da sociedade?
Dizer que “Igreja” e “Estado” são espaços independentes e regidos por leis próprias não é o mesmo que dizer que a religião se limita aos templos, ao domingo e aos cristãos, nem que a esfera política é restrita aos partidos, à Câmara Municipal ou à Assembleia Legislativa.
Para Pedro Dulci, as instituições sociais são “incubadoras de virtudes”: elas nos mostram o poder político da família, da escola, da empresa e, acima de tudo, da igreja. E, mais do que ocupar determinado espaço, a presença pública cristã diz respeito às nossas ações, diante de Deus, em tudo o que fazemos para o bem comum e o florescimento do ser humano.
Fé Cristã e Ação Política é um livro fundamental para aqueles que buscam integrar a fé pessoal às diferentes esferas públicas.
– Ricardo Barbosa
Com sólido arcabouço bíblico-teológico e ampla percepção dos impasses filosóficos atuais, Pedro Dulci demonstra a força da fé cristã para a transformação social.
– Davi Lago