De todos os profetas, Jonas foi com certeza o mais estranho. Ele fez de tudo para que a sua própria missão fosse fracassada. Ele possuía um espirito indignado, um preparo insatisfatório e um sermão medíocre. Apesar disso, nenhum outro profeta conseguiu fazer o que ele fez, levando uma cidade inteira a se arrepender dos pecados e se voltarem para Deus. Mesmo conseguindo fazer algo tão grandioso, Jonas também foi o único pregador da história a se frustrar com seu sucesso. Todos os esses fatos intrigantes fazem com que o livro de Jonas seja uma obra interessante de ser analisada e aplicada na nossa vida.
Existe muito mais a ser descoberto nesse livro do que a verídica e confusa história do grande peixe que engoliu Jonas. Vamos focar no que realmente importa:
Deus é o Senhor de todas as coisa, inclusive da natureza, da história e de todas as nações. A sua vontade é sempre feita. Ninguém é capaz de frustrar um plano do Senhor. Nós vamos terminar o livro de Jonas com uma certeza: Deus é soberano sobre todas as coisas. A sua justiça é totalmente imparcial e a sua misericórdia é capaz de alcançar qualquer pessoa.